Bicicleta versão decoração

Padrão

Publicada em 3/2/2012

Parece que as magrelas estão em alta. Atualmente como o melhor meio de transporte, pois não polui e ainda melhora o condicionamento físico, e também porque virou o objeto de de decoração. Diversos artistas espalhados pelo mundo criaram objetos uteis para o nosso dia-a-dia utilizando peças de bicicletas. Um exemplo é as luminárias da Série Connect, de Carolina Fontoura, de Los Angeles. Inspirados nos candelabros vitorianos Carolina moldou suas luminárias com correias, coroas e outras partes de bicicletas. Ela define as peças como “esculturas funcionais”.

Divulgação

Outra peça criada recentemente é a arara da linha Breeze, criada pelos coreanos SungHa Lee e Minsoo Park, do estúdio HawaSoo. A roda de bicicleta foi colocada só em um dos cantos, o suficiente para fazermos a conexão. A ideia dessa linha, aliás, é que, quando as três peças sejam colocadas juntas, formem a imagem de uma bicicleta.

Linha Breeze, de SungHa Lee e Minsoo Park./ Foto: Divulgação

Linha Breeze, de SungHa Lee e Minsoo Park./ Foto: Divulgação

Já o estúdio italiano BYografia criou a estante Bookbike. A ideia é acomodar a “muitas vezes exilada, mas fortemente amada” bicicleta nos espaços mais importantes da casa ao lado de livros e outros objetos. Outra forma de usar a bike como decoração é adotar o aro das rodas como moldura.

Estante Bookbike, do estúdio BYografia./ Foto: Divulgação

Porém essa história de transformar as bicicletas em decoração não é nova. Os mais tradicionais neste designer data de 1957, ano de criação do banquinho Sella, desenhado pelos irmãos Achille e PierGiacomo Castiglioni.

Banquinho Sella, dos irmãos Achille e PierGiacomo Castiglioni para Zanotta/ Foto: Divulgação

A mesa Tour tem como base quatro rodas de bicicleta, criada por Gae Aulenti, em 1993, foi um desenvolvimento da Tavolo con Ruote (mesinha com pés de rodízio), de 1980.

Mesa Tour, de Gae Aulenti para Fontana Arte./ Foto: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s