Google homenageia aniversário do arquiteto Mies van der Rohe

Padrão

Publicado em 27/03/2012

Foto: Divulgação

Quem abriu o Google hoje certamente viu a imagem acima. Ela é uma homenagem ao aniversário de 126 anos do arquiteto Ludwing Mies van der Rohe (Aachen, 27 de março de 1886 — Chicago, 17 de agosto de 1969). Essa doodle forma um prédio retangular, feito de vidro e aço, onde é reproduzido o projeto Crown Hall.

O arquiteto era alemão, mas foi naturalizado estaduniense e é considerado um dos nomes mais importantes da arquitetura do século XX. Rohe foi professor da Bauhaus e ficou conhecido por ter sido um dos criadores do International style, na qual deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e sofisticação. Utilizou em seus edifícios o uso criativo de materiais considerados modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, além da aparência exterior de suas obras.

Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitectônico. Sua concepção dos espaços envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo. Era famoso pelas diversas frases criadas, dentre elas a mais conhecida “less is more ” (menos é mais) e “God is in the details” (Deus está nos detalhes). Procurou estabelecer um novo estilo arquitetônico que poderia representar os tempos modernos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s