Que tal organizar um cantinho para estudos?

Padrão

Publicado em 13/03/2012

Quem estuda sabe o quanto é necessário ter um cantinho especial e calmo para realizar as tarefas escolares. Quem tem criança em idade escolar também sabe o que é isso já que os pequenos perdem a atenção com facilidade. Trouxemos algumas dicas hoje para organizar um espaço calmo para os estudos.

A arquiteta Andrea Chicharo, para o site BBel, sugeriu que os espaços e nichos que devem acomodar separadamente o gabinete do computador, teclado, impressora e CDs e DVDs. Os fios devem ser embutidos, deixando a bancada o mais livre possível para apoio de livros e caderno. Com o canto de estudos bem planejado, o estudante toma gosto para usar o local com mais frequência.

Ela lembra que as cores fortes cansam e as claras acalmam demais. Logo a arquiteta sugere que as cores claras e escuras devam estar agregadas. O exemplo da foto é um quarto infantil, Andrea usou no ambiente tons claros no lugar de estudo e azul escuro no restante do quarto

Foto: BBEL

A decoradora Susana Brancaglion, para o jornal Estado de Minas, lembra que o cantinho de estudos pode facilitar e muito a concentração dos estudos. Ela conta que em 90% dos seus projetos destinados a este tipo de espaço, são escolhidos os próprios quartos para ser reaproveitado. Para a decoradora uma regra é obrigatória “é preciso ter uma bancada com lugar para estudar à mão e outra para o computador. Caso contrário, ela não tem espaço para estudar de fato, só para usar o computador”.

De acordo com Susana o local ideal é onde tenha claridade e seja o mais arejado possível e salienta “se não ficar perto de janela com iluminação natural, é ainda mais importante que tenha luz de mesa, ou abaixo da estante”. A decoradora também alerta para um detalhe que influencia na hora dos estudos, mas pode passar despercebido. “É bom mesclar luz amarela com branca. É preciso criar uma iluminação confortável. Luz amarela é parecida com o sol, ela te proporciona ver as cores perfeitas. Mas assim como o sol, ela descansa. Já a branca distorce as coisas, mas deixa a pessoa mais alerta”.

Foto: Estado de Minas

A casa pequena o quarto ficou como espaço para dormir e estudar. A designer de interiores Ana Meirelles aproveitou o espaço entre o armário e a parede para organizar o local de estudos do adolescente. Como o espaço e pelo nicho do ar condicionado, a solução foi projetar uma bancada para o computador e a área de estudos. Ana disse que “A pintura preta disfarçou a viga existente ao lado da janela”.

Foto: Assessorando Comunicação

O projeto desenvolvido pelo arquiteto Rômulo Castro, também para o site BBel, é diferente dos anteriores. Aqui o local de estudos é na sala e não no quarto. Para tanto Castro usou a mesa de jantar feita em vidro e com espelho atrás suavizou o ambiente e se tornou polivalente, servindo como aparador, mesa de trabalho e mesa de jantar. Segundo ele a ideia era aproveitar ao máximo o espaço valorizando cada detalhe e otimizando na escolha de móveis e objetos de decoração.

Foto: Assessorando Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s