Acompanhe a Rio +20 pela Linklar

Padrão

Aqui estão as matérias da Linklar sobre a Rio +20.

Rio +20 termina com com balanço positivo para o Brasil e polêmico para movimentos sociais

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/EBC

A Rio+20 será encerrada hoje, 22 de junho, com a divulgação do documento final, contendo 49 páginas, denominado O Futuro Que Queremos. O balanço dos dez dias de discussões divide opiniões. Autoridades brasileiras consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, enquanto movimentos sociais e alguns líderes estrangeiros condenam a falta de ousadia do texto.

Leia mais

Hillary Clinton destaca a importância da mulher para o desenvolvimento

Clinton discursa/ Foto: divulgação

Hoje, 22 de junho, Hillary Clinton, representando os Estados Unidos, lançou uma iniciativa na qual o país irá incentivar o desenvolvimento de energia limpa na África, que prevê a destinação de US$ 20 milhões a projetos em países do continente. No mesmo anúncio a Secretária de Estado norte-americana, destacou que a liderança brasileira permitiu que todos os países se reunissem em torno de um documento final na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e que marca “um grande avanço para o desenvolvimento sustentável”. Ela ainda enfatizou a importância da mulher para o desenvolvimento de todos os países.

Leia mais

Projeto inédito para fornecer energia limpa em Fernando de Noronha

O presidente da Itaipu Binacional, informou na Rio+20 que técnicos da empresa vêm trabalhando há vários anos em parceria com diversas empresas europeias, para desenvolver um sistema de baterias “altamente eficiente”, a partir do cloreto de sódio, que não causa danos ao meio ambiente, e com isso estão elaborando um projeto inédito no País para que a a energia fornecida à Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, seja substituída por energias solar e eólica ainda este ano.

Leia mais

Dilma abre oficialmente a Rio+20 e China doa bilhões de doláres para fundo da ONU

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Hoje à tarde, 20 de junho, foi aberta oficialmente a Rio+20 para os governantes, com discurso da presidenta Dilma Roussef, na segunda reunião plenária de chefes de estado. Entre as discussões o desenvolvimento sustentável para todos foi o destaque, sendo que todos concordaram que a hora de fazer é agora. Primeiro-ministro chines criticou países desenvolvidos que não irão contribuir com o fundo de projetos para o desenvolvimento sustentável da Onu, e doou o valor de 6 bilhões de dólares.

Leia mais

Dilma deve ressaltar a necessidade de unir forças para garantir o futuro das gerações

Na abertura oficial da Conferência das Nações Unidas, Rio+20, a presidenta Dilma Rousseff deve defender a necessidade de um esforço conjunto para garantir um planeta sustentável. No discurso, ela pretende destacar os avanços obtidos no texto do documento da conferência, no qual o desenvolvimento sustentável deve ocorrer por meio da erradicação da pobreza e a inclusão social. Durante a abertura, marcada para hoje, 20 de junho, às 16h. Dilma irá ressaltar a necessidade de se pensar nas gerações futuras.

Leia mais

Insatisfeitos com a Rio+20 Anonymous voltou a atacar

Imagem do Youtube

Insatisfeitos com os rumos da Rio +20 o coletivo hacker Anonymous voltou a atacar sites em busca de chamar a atenção dos internautas para temas políticos. Na manhã de hoje, 20 de junho, por volta das 10h40min, o site o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – no endereço incra.gov.br – foi alterado e um vídeo sobre a conferência entrou no ar. Mas o Incra não foi o único invadido, várias páginas municipais de diversos estados também foram alvo da manifestação virtual. Com a tradicional máscara de “V de Vingança”, um membro afirma que o evento – que acontece entre os dias 13 e 22 de junho no Rio – reúne chefes de estado de vários países e que o povo deveria participar da tomada de decisões, pois sem participação popular não há democracia.

Leia mais

Jovens pedem destaque para paz no documento da Rio+20

Na manhã desta segunda-feira, 18 de junho, um grupo de jovens se reuniu para pedir mais destaque no documento final da Rio +20. Com o lema “Desenvolvimento Sustentável Precisa de Paz”, eles defendem que só é possível se desenvolver de forma sustentável em locais onde não há guerras.

Leia mais

Estudo classifica água das áreas urbanas como péssima

Arroio Dilúvio, em Porto Alegre./ Foto: Curto Poa

Mesmo que 81% dos recursos hídricos monitorados no Brasil serem considerados em excelentes ou boas condições o baixo índice de coleta e tratamento de esgotos faz com que 47% das águas localizadas em áreas urbanas sejam avaliadas como ruins ou péssimas. A constatação faz parte do estudo Panorama da Qualidade das Águas Superficiais – 2012, divulgado hoje, 19 de junho, pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Leia mais

Rascunho final da Rio+20 é fechado e não agrada muito

Rascunho do documento final da Rio +20 foi fechado hoje, 19 de junho, após sete dias de discussões entre as delegações que representam os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) chegaram a um acordo sobre o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento sustentável (a Rio +20). O texto foi apresentado hoje de madrugada pelo Brasil e foi aprovado sem alterações na reunião plenária iniciada às 10h30 e que durou quase três horas. Embaixadores explicaram o item mais polêmico: a ajuda financeira dos países mais desenvolvidos com os subdesenvolvidos.

Leia mais

Sem definições cúpula da Rio+20 reabre debate com divergências

As definições detalhadas e as minúcias que cercam os temas-chave da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, levaram os negociadores brasileiros e estrangeiros a passarem a noite de ontem e a madrugada de hoje, 15 de junho, em reuniões. Os debates foram reabertos nesta manhã. A maior parte das divergências, entretanto, não foi dirimida. A expectativa para hoje é que mais um dia longo de debates e discussões se estenda. Também será anunciado que se precisará mais tempo para fechar o documento O futuro que Queremos.

Leia Mais

CAIXA lança selo com taxas especiais para construções sustentáveis

Logo Divulgação

Nesta semana, aproveitando a Rio +20, a Caixa Econômica Federal lançou a linha Crédito Verde, que traz condições diferenciadas para atividades sustentáveis. O Crédito Verde engloba taxas reduzidas para o financiamento de veículos ecoeficientes, a linha de crédito Ecoeficiência Empresarial, composta de vários produtos para Pessoa Jurídica, e taxas especiais para empresas da construção civil que desejam financiar habitações sustentáveis por meio do Selo Casa Azul.

Leia Mais

A tecnologia verde não será problema para os países emergentes

Hoje, 14 de junho, o embaixador Luiz Figueira Machado, secretário executivo da Comissão Nacional para a Rio +20, em coletiva falou das dificuldades e também sobre a união dos países para desenvolver soluções para a economia sustentável a longo prazo. Machado esclareceu que o investimento em tecnologia é o essencial para que se possa atingir esse objetivo.

Leia Mais

Pará quer ser referência com novo modelo de economia rural na Rio +20

O estado que mais sofre com os grandes desmatamentos da Amazônia, o Pará quer mudar e conquistar posição de destaque durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O governador do estado, Simão Jatene, pretende anunciar hoje, 14 de junho, medidas para reduzir o desmatamento ilegal na região e mudar o modelo de economia rural, apontado como extensivo e predatório.

Leia mais

Dilma na Rio +20: “sustentabilidade é um dos eixos centrais de desenvolvimento”

Presidenta Dilma Roussef abriu o pavilhão Brasil hoje na Rio +20./ Foto: Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff abriu hoje, 13 de junho, o Pavilhão do Brasil, no primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Em seu discurso, ela lançou um alerta sobre a necessidade de um compromisso entre todos os países do mundo para alcançar metas de desenvolvimento sustentável, principalmente as nações desenvolvidas que enfrentam crise em suas economias.

Leia mais

Debate sobre economia verde aquece o debate na Rio +20

O conceito de economia verde não é um consenso entre os países ricos e em desenvolvimento, e será um dos debates mais quentes da Rio +20 que começa hoje, 13 de junho. Na avaliação de Pablo Solón, analista internacional e ex-embaixador da Bolívia na ONU, a economia verde tem por objetivo criar um “ambiente propício” para que se permita o investimento privado em recursos naturais como a água e os oceanos. Em entrevista à Rádio Moçambique, o Comissário da União Europeia para o Meio Ambiente, Jan Potocnik, afirmou que a economia verde não diz respeito apenas ao verde. “Trata-se de economia, crescimento, erradicação da pobreza e justiça social também. Por isso os países europeus preferem não utilizar mais a expressão economia verde, trabalhamos hoje os preceitos da eficiência de recursos”.

Leia mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s