Yungay 2 – lofts charmosos em Valparaíso, no Chile

Padrão

Fachada dos lofts Yungay/ Foto: Marcos Mendizabal

Se em meados do século XX os lofts foram criados a partir de galõpes e antigos armazéns, tornando-se logo após moradia para aqueles do estilo “cool”, na entrada do novo século não seria diferente. Nos anos 2000, a cidade de Valpaíso, no Chile, recebeu os primeiros lofts “Yungay”, idealizados pelos arquitetos Antonio Menéndez e Cristian Barrientos, da Rearquirtetura. Naquele período apostaram na antiga fórmula: gente jovem, descolada, atmosfera cultural e boêmia.

Em 2008 os sócios resolvem fazer uma nova leva imóveis, um prédio com 20 lofts, denominado como Yungay 2. Uma forma em concreto da união entre as referências históricas e a modernidade construtiva de cores intensas e respeito pelo ambiente urbano, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2003.

Está localizado em um dos morros que se alinham à costa do Pacífico, e como as casas ao redor são vivamente coloridas e de porte pequeno, o conjunto de lofts também aderiu a este formato. O Yungay 2 é um condomínio, mas não um bloco. As unidades foram divididas em três pavimentos e duas fachadas principais. Cada nível e cada um dos dois lados apresentam diferenças que criam um todo harmonioso.

O projeto fica no Cerro Yungay, na encosta propriamente dita e, por isso, enfrenta sob suas fundações um íngreme declive. A leste está a rua que também abriga o primeiro conjunto de lofts homônimo projetado por Menéndez e Barrientos. A oeste, a falésia e a imensidão do oceano, que pode ser avistado do topo do Yungay 2, nos terraços.

A fundação do Yungay 2 se estabelece em acordo com os desníveis do terreno. Assim, as unidades são baseadas em plataformas que se adaptam ao relevo e não em uma estrutura única. Não houve a necessidade de muros de contenção ou grandes perfurações na rocha, mas sim dois eixos que garantem a “amarração” das plataformas sobre um alicerce profundo em direção ao declive.

Os eixos centrais são correspondentes à orientação norte-sul dos corredores, ou seja, no “comprimento” do prédio. Tais espaços de circulação são constituídos em três níveis ligados por escadas curtas, o que demonstra a adaptação da obra ao terreno. No topo, claraboias auxiliam na iluminação dos corredores.

A base de alicerçamento em pequenas plataformas faz com que a sensação de unidade da construção não determine, em consequência, a percepção do todo como algo “maciço”. Menéndez explica que a ideia era criar uma construção fragmentada em série, o que ganhou força coesiva com a escolha da aplicação de um padrão de cores.

Estão dispostos em três pavimentos e cada uma delas forma uma moradia.

O principal cuidado durante a obra foi não causar impacto ambiental/ Foto: Marcos Mendizabal

As unidades têm algumas diferenças estruturais. Em três, sendo um de cada formato, há closets. Nos dúplex e “singles” há área de serviço. Nos dúplex os degraus são fixados na parede em perfis de metal, enquanto nos triplex as escadas podem ser em caracol.

Todos os lofts são revestidas com ardósia em formato retangular pequeno, enquanto as escadas são compostas em pínus vitrificado. Nos terraços, cerâmica, e nos balcões, grama. Nas áreas comuns o piso leva porcelanato e as paredes mantêm as cores usadas na fachada externa, mas agora em tons pasteis. Os halls se compõem com painéis verticais de vidro, carpete nas escadas e papéis de parede com acabamento em vinil.

O charme do Yungay 2 fica pro conta das belezas locais, como da costa de Valparaíso e da cultura que a cidade emana.

A grande janela auxilia a iluminação natural dos imóveis./ Foto: Marcos Mendizabal

Os objetos coloridos quebram o branco das paredes internas/ Foto: Marcos Mendizabal

Sala e cozinha integradas. Cada cômodo no seu estilo./ Foto: Marcos Mendizabal

Do terraço a visão natural é destaque./ Foto: Marcos Mendizabal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s