A onda do Fun Design

Padrão

Publicado em 2 de julho de 2012.

Paliteiro porco-espinho./ Foto: Coroflot

Certamente você já deve ter visto por ai objetos de decoração com de formatos divertidos ou que remetem a itens de criança. Essas peças que muitas vezes parece ter saído do quarto de bebê, fazem parte da chamada Fun Design, e está ganhando cada dia mais adeptos, principalmente entre o público mais jovem. É um estilo de design que vem sido muito utilizado pelas indústrias de decoração e moda, para criar ambientes ou visuais mais divertidos, bem humorados e impactantes. Essa forma de aliar designer e humor nasceu quando temas pós-modernos, como ecologia, problemas nas cidades, dentre outros, começaram a ser discutidos, a partir de 1980. Porém ficou mais forte nos anos 2000 e a adaptação das pessoas a novos conceitos como globalização e interatividade.

Logo os objetos tomaram novas formas e tornaram-se uma extensão do humor das pessoas que os possui. O comércio também mudou e a nova forma, mais flexível de fazer negócios, encontrou um novo cliente mais exigente por qualidade e identificação. Evita-se produzir para as massas e parte-se para a segmentação, com isso começa-se a usar o termo fuzzy, ligado a exatidão e a customização.

Porém o humor, ironia e a multifuncionalidade não são inéditas, mas foram reinventadas agregando símbolos a objetos artificiais. O Fun Designer acabam por ser peças ligadas emocionalmente, e podem ser vistas hoje no mundo da arte, da história, da cultura e do design, mantendo conflito de interpretações que tomam conta de pesquisas, programações e preocupações nas diversas áreas do viver social.

Lixa garotas para meninas./ Foto: Imaginarium

E mala ou poltrona?/ Foto: Desideratto

Caneca Ai seu Bobo!/ Foto: Redimobilia

fonte: A transposição de premissas no processo criativo de objetos no design contemporâneo. Das autoras: Nara Silva Martins e Teres Maria Riccetti.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s