Uma cidade de porcelana que inspirou arquitetura européia

Padrão

Publicada em 11 de setembro

Vista superior de São Luís do Maranhão./ Foto: Ecoviajem

A cidade de São Luís do Maranhão, patrimônio Cultural da Humanidade, é conhecida como a cidade de porcelana, já que azulejos eram usados para cobrir a fachada das casas da cidade nos séculos passados. O uso deste material não servia apenas para decorar a parte externa dos imóveis, mas também para protege-los do calor e da umidade. Ao mesmo tempo o azulejo mantinha-se mais duradouro que a pintura em virtude da maresia. A maioria dos azulejos usados na cidade eram trazidos de Portugal nos séculos XVIII e XIX, e os mais comuns utilizavam a técnica de estampilha com retoques à mão livre.

Prédios que compões o centro histórico da capital maranhense./ Foto: TripAdvisor

Grande parte das três mil e quinhentos imóveis, que compõe o acervo arquitetônico do estado maranhense, foram construídos pelos senhores que comandavam a produção de algodão na região. Os sobrados e solares compõe no centro histórico da capital uma arquitetura uniforme e de beleza simples e que remete aos tempos de apogeu econômico da cidade.

Além dos azulejos na parte externa essas construções mostram outro detalhe bem interessante. Mantém as portas em pedra de cantaria e sacadas em pedra lioz. Os sobrados, de até 4 andares, tinham duas funções: comércio, no térreo, e residência, nos andares superiores.

A experiência de usar azulejos, um material bem barato, nos imóveis da capital do Maranhão foi tão boa que a ideia foi exportada para Portugal. Na verdade serviu de inspiração para reconstruir rapidamente as cidades de Lisboa e Porto que haviam sido arrasadas com um terremoto que atingiu ambas localidades em 1755.

Detalhe de fachada de sobrado./ Foto: Matraqueando

Uma curiosidade apontada é que muitas das casas que possuem azulejos na fachada não são do tempo colonial. Isso porque os proprietários das casas históricas com azulejos não pagavam impostos, o que levou muita gente a recobrir os seus imóveis com réplicas das peças antigas para se aproveitar da isenção do imposto.

Conheça um pouco da história de São Luís do Maranhão:

A cidade era uma aldeia tupinambá e foi conquistada pelos franceses em 1612, comandados por Daniel de La Touche, que construíram um forte e o nomearam São Luís, em homenagem a Luís XIII da França. Os franceses se aliaram aos nativos na resistência aos portugueses, porém em novembro de 1615, foram expulsos, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, que se tornou o primeiro capitão-mor do Maranhão.

Praça do Centro Histórico de São Luís do Maranhão./ Foto: Prefeitura Municipal de São Luiz

São Luís também esteve sob o controle holandês no período de 1641 a 1644. Somente depois de ter sofrido ataques o governo colonial português (pós 1644) decidiu fundar o estado do Grão-Pará e Maranhão, independente do resto do país. Nessa época, a economia era baseada na plantação, e depois exportação, de cana-de-açúcar, cacau e tabaco. Conflitos entre as elites por motivos econômicos levaram à Revolta de Beckman.

Pelos idos de 1860, com o início da Guerra Civil Americana, a região passou a fornecer algodão para a Inglaterra. A riqueza proporcionada por essa atividade foi usada para modernizar a cidade, com atenção especial a educação que foi reforçada com a chegada de religiosos para lecionar nas suas escolas e a implantação de redes de água e saneamento. A cidade chegou a ser a terceira do país em população, mas no fim do século XIX a agricultura entra em decadência e, desde então, a cidade busca outras atividades para manter-se.

Apesar de ter sido dos franceses e holandeses as edificações só surgiram após do século XVIII e o domínio português.

Fonte:

Cidades Históricas

Facem

Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s