Aproveite o Dia das Crianças e decore o quarto dos pequenos!

Padrão

Publicado no site Linklar para o Dia das Crianças

Utilize materiais recicláveis para incentivar o pequeno a cuidar do meio-ambiente, recomenda Camila./ Foto: Designer ao alcance

Amanhã é dia das crianças e que tal reorganizar ou trocar a decoração do quarto do seus filhos? Eles gostam da mudança e transformar o cantinho deles em um novo cenário é uma boa pedida. Hoje as crianças e também os adolescentes vivem muito tempo neste cômodo, ele não serve mais apenas para dormir, mas também para estudar e receber os amiguinhos. Hoje conversamos com a arquiteta Camila Chalon, que nos deu dicas de como montar ou reformar um quarto infantil.

Bruna Souza – Camila, como os pais podem projetar o quartinho de uma criança e quais os móveis mais indicados?

Camila Chalon  Os quartos infantis tem que ter um ambiente lúdico, onde a crianças tenhas espaços pré determinados para brinquedos, estudo, leitura, televisão, cama e roupeiro.

Não há indicação de móveis específicos, os pais podem optar por móveis prontos ou sob medida, mas sempre pensando no crescimento e desenvolvimento do pequeno. Espelhos e vidros não são indicados, pensar mais em madeira e cores neutras.

Bruna Souza – Na hora da organização ou da reforma o que se deve levar em consideração (lembrando que seria um espaço para crianças menores de 10 anos)?

Camila Chalon – Determinar os espaços e locais para organizar os brinquedos, livros , desenhos dos pequenos, um exemplo, seriam as caixas organizadoras, onde podem ser adesivados os desenhos do que deve ser guardado ali, incentivando a criança a organizar nos locais indicados e saber onde procurar quando quiser. Podem ser usados pequenas prateleiras (na altura da criança) para deixar os livros a mostra e organizados, usar linhas de barbante para pendurar os desenhos com prendedores de madeira.

O importante é visualmente a criança saber os espaços do seu quarto e onde estão seus pertences e ter onde guarda-los sempre incentivando com caixas coloridas, baús, etc.

Bruna Souza – O dinheiro está curto e os pais querem que a decoração do quarto dure algum tempo e acompanhe o crescimento do pequeno. Como pode-se fazer para que o espaço fique neutro, mas com o estilo da criança?

Camila ChalonUsar móveis não tão infantis, cores neutras, claras e usar adesivos decorativos nos móveis , painéis com imã, para que no futuro isso possa ser retirado e o móvel acompanhará o pequeno. Abusar na decoração de objetos e os móveis neutros isso facilita na troca de decoração e tem um custo baixo.

Bruna Souza – Espaço pequeno é sempre um problema. Indica alguma forma de como os pais podem fazer ou usar para tentar conter a bagunça e o excesso de coisas (brinquedos) espalhados?

Camila Chalon – Incentivar a criança a ter locais para organizar os brinquedos que não são tão usados, os brinquedos grandes devem ser controlados, os melhores brinquedos são os que não ocupam espaço no chão, o restante pode ser guardado e com o tempo doado.

Bruna Souza – Muitas vezes os irmãos compartilham o mesmo quarto. O ideal é criar um estilo para todo o quarto ou cada parte deve ter as características identitárias de cada uma das crianças?

Camila ChalonO melhor seria criar um ambiente com móveis neutros e usar tons de cor de uma mesma palheta, a decoração pode mostrar a característica de cada um em objetos pessoais, brinquedos , desenhos, algum personagem favorito.

Bruna Souza – Existe atualmente alguma tendência que se possa dizer “isso não pode faltar no quarto do seu filho!”, qual?

Camila Chalon – Acho que a principal tendência de hoje é utilizar materiais reciclados, reutilizados para os quartos dos pequenos, utilizar a natureza como um fundo para um conceito de quarto, objetos que não agridem a natureza para ter um quartinho “verde” mostrando para essas gerações a importância da sustentabilidade, da reciclagem, da água. Essas coisas, o pequeno deve ser um militante consciente e isso pode começar pelo seu quartinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s