Aluguel de imóveis por estudantes aumenta até 50% neste período

Padrão

publicado originalmente no site Linklar, em 6 de março de 2013.

Os valores das mensalidades são decisivas para fechar contratos./Foto: banco de imagens

Os valores das mensalidades são decisivas para fechar contratos./Foto: banco de imagens

As aulas nas universidades começaram na última semana e a ansiedade veio junto. Para diversos estudantes a entrada na faculdade não é só a chegada da vida adulta, mas também a mudança de cidade e a saída da casa dos pais. De acordo com estudo realizado pelo Secovi-SP as cidades universitárias de todo o Brasil a busca por imóveis para alugar, neste perfil de consumidor, aumenta entorno de 30% a 50% nos períodos de início das atividades escolares.

De acordo ainda com o Secovi-SP os universitários procuram, em geral apartamentos, próximos a universidade e de serviços úteis, como bancos, supermercados, farmácias e etc.

O estudante de jornalismo, Gabriel Arévalo, diz que a decisão de morar sozinho veio principalmente por causa da distância de Guaíba (RS), cidade que morava com os pais, de Porto Alegre. “Eu passava mais ou menos umas 3 horas por dia em viagem e isso me cansava muito. Fora isso, estava desenvolvendo uma relação mais profunda com meu namorado e queríamos um espaço que fosse mais nosso”, explica.

Jonatha P. Manique Barreto, estudante de publicidade e propaganda, é de Criciúma (SC) e a decisão de morar sozinho veio além de trocar de cidade, mas também de estado. Agora ele mora em Porto Alegre e divide o apartamento com um amigo. “A motivação maior foi a busca por uma faculdade de qualidade, conceituada. Porém, a experiência de morar sozinho e longe da família também foi um fator relevante”, conta Jonatha.

A busca por preços mais baixos e da facilidade de ter serviços disponíveis próximos influenciam o fechamento de contrato do aluguel. A jornalista Luísa Silveira, se mudou para a capital gaúcha, enquanto cursava a faculdade de jornalismo, e diz que o valor da mensalidade do aluguel foi decisivo. “Primeiro um preço baixo. Aluguel para pessoa solteira que mora sozinha é complicado. Depois a questão de ter fácil acesso às paradas de ônibus, pois também me desloco sozinha. E também procurei por uma área tranquila e um prédio seguro”.

Na visão dos três entrevistados a procura por um apartamento que atendesse as suas necessidades não foi difícil, porém exigiu certa calma. Os três buscaram por imóveis pequenos, mas confortáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s