O número de livrarias é insuficiente para o tamanho do Brasil

Padrão

O mercado de livrarias no Brasil é pequeno. O número de livrarias é abaixo do recomendado e o mercado de franquias está atento neste problema. Confira mais sobre este assunto. A matéria foi publicada em 13 de agosto de 2014.

Print da tela

Print da tela

O número de livrarias é insuficiente para o tamanho do Brasil

O número de livrarias é insuficiente para o tamanho da população brasileira. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) o Brasil conta com 3.073 livrarias para 5.700 mil municípios. A organização geográfica destas está relacionada à distribuição de renda, qualidade de ensino básico oferecido e também o número populacional das cidades. Sendo assim, quanto menor a renda menor é a qualidade de ensino e isso afasta as livrarias. O comércio de livros se concentra nas capitais e regiões metropolitanas, boa parte nas Regiões Sul e Sudeste.

No Brasil há 54 mil habitantes por livraria, sendo que a UNESCO recomenda que haja uma relação de 10 mil habitantes por livraria. Por sua vez, o mercado de livros está movimentado. As editoras brasileiras negociaram ao setor 279,66 milhões de livros em 2013, um aumento de 4,13% se comparado com 2012, no qual 268,56 milhões de obras foram comercializadas.

Para aproveitar este bom momento que o comércio de livros está passando e também para ajudar a suprir a falta de livrarias a SBS Livraria Internacional está investindo na abertura de franquias em cidades menores. Telmo Cunha, diretor de franquias da rede, explicou que com base nos dados apresentados pela ANL, a SBS se propôs a investir nas cidades que atualmente não são atendidas por este tipo de negócio. “SBS visa levar conhecimento e disseminar cultura, primeiramente, para as pequenas e médias cidades, carentes de livrarias, tornando-se referência na região. Este ano, a meta é inaugurar, no mínimo, 20 novas franquias com mix de produtos que podem ser adaptados conforme a necessidade local”, salientou Telmo.

Leia o restante da reportagem em:www.mapadasfranquias.com.br/noticia/o-numero-de-livrarias-e-insuficiente-para-o-tamanho-do-brasil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s