Abrir uma franquia de marca conhecida ou não?

Padrão

Muitos empreendedores que querem abrir uma franquia se questionam se devem ou não escolher uma marca conhecida. Há pontos positivos e negativos na escolha da marca conhecida. Para este artigo pesquisei sobre o assunto, li artigos, livros e o resultado foi este texto, publicado no site Mapa das franquias, no dia 26 de agosto de 2014.

Captura de tela

Captura de tela

Abrir uma franquia de marca conhecida ou não?

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Muitos empreendedores recorrem a abertura de uma franquia, pois o negócio é mais seguro que lançar uma nova marca. Quando o assunto é o mercado de alimentação as atenções de quem quer investir é alta. Só em 2013 no mercado de franquias neste setor aumentou mais de 16% em 2013. Mas será que investir em uma grande marca, já conhecida por boa parte da população é uma garantia de clientela? Alguns dirão que sim, mas especialistas na área garantem que tudo isso depende de pesquisa de mercado e muito estudo antes da abertura do comércio.

Em artigo, Marcelo Teixeira Cossalter, gerente de projetos da Galeazzi & Associados, explica que muitos que investem no mercado de franquias esperam que o retorno do investimento seja rápido, porém isso não ocorre na maioria dos casos. “Este otimismo é comum e está ligado ao fato das pessoas procurarem franquias de marcas já conhecidas e consolidadas no mercado, uma vez que muitos consideram a opção da franquia bem mais fácil que se arriscar em um negócio próprio. Eles esperam não enfrentar as barreiras que geralmente levam as empresas a fechar suas portas. Esta decisão pode realmente facilitar o sucesso, contudo não garante”, relata.

Investir numa franquia de restaurante com uma marca conhecida pode gerar problemas caso o futuro franqueado não conheça bem o negócio. Já e outros casos o sucesso pode aparecer desde que o empreendedor tenha conhecimento do mercado, busque sempre se atualizar e tenha paciência. Acima de tudo, é importante que o empresário não escolha a rede na qual quer ser franqueado apenas pela marca. No livro Dicas práticas para quem quer investir em uma franquia, Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, destaca que “por mais que a marca seja um elemento de grande importância, já que constitui um dos fatores de atração da clientela, de forma geral é um erro optar por esta ou aquela franquia em função apenas da marca que ela lhe permitirá ostentar”.

Leia o restante do artigo em: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/abrir-uma-franquia-de-marca-conhecida-ou-nao

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s