Food trucks são sucesso na gastronomia de rua

Padrão

Seguindo o assunto alimentação no setor de franchising, desta vez foi o momento de falar sobre os food trucks. Conversei com uma especilista na área e falei sobre duas marcas que abriram franquias voltadas aos restaurantes móveis. Veja abaixo um trecho da reportagem, publicada em 21 de agosto de 2014.

captura de tela reportagem

Food trucks são sucesso na gastronomia de rua

Sucesso na gastronomia de rua, os food trucks tem suas vantagens e desvantagens, assim como qualquer outro comércio. Ainda não há um número exato de quantos restaurantes móveis existem no Brasil, mas se sabe que eles estão conquistando espaço. Em São Paulo a Lei Municipal nº 15.947/2013 regulamenta os food trucks e amplia a venda dos produtos alimentícios. Antes apenas pipoca e cachorro-quente poderiam ser vendidos em barraquinhas e vans.

Um dos problemas apontados por Carla Somose, uma das fundadoras do Guia Food Truck nas Ruas, ainda é a burocracia para a abertura do comércio. Mesmo com a regulamentação, ela explica que na capital paulista “ainda há muitos food trucks que estão em fase de análise e avaliação para liberação do TPU junto a prefeitura para trabalharem na rua, em local fixo. Por isso as atividades gastronômicas dos food trucks estão sendo exercidas em áreas particulares, mas todos possuem seus alvarás para exercerem suas atividades”.

Carla disse que assim como qualquer outro restaurante, os empresários que investiam em food trucks antes da lei, tinham que possuir um alvará. Isso ainda ocorre em outras cidades que não possuem a regulamentação. As regras de higiene e limpeza dos restaurantes móveis são as mesmas das lojas tradicionais. “Os food trucks também passam por uma vigilância sanitária e acompanhamento junto com uma Nutricionista para manter a higiene e normas necessárias para trabalhar, conforme um restaurante, a regra é a mesma quando tratamos de alimentação”, salientou. Ela ainda lembrou que mesmo sendo um restaurante móvel, as dificuldades são as mesmas dos estabelecimentos fixos, como troco para os clientes, estoque dos produtos, armazenamento, treino da equipe e etc.

Leia o restante da entrevista e ainda confira quais as marcas que aderiram ao food truck: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/food-trucks-sao-sucesso-na-gastronomia-de-rua

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s