Abrir uma franquia ou um licenciamento?

Padrão

Originalmente publicado no site Mapa das franquias, em outubro de 2014

print de tela

print de tela

Licenciamento ou franquia? Muitas vezes é esta a grande dúvida dos empreendedores que querem abrir um negócio e não querem começar do zero. Um dá como vantagem a liberdade empresarial e a outra o negócio consolidado. Nós conversamos com dois especialistas que esclareceram algumas dúvidas importantes. Além disso, será possível licenciar e franquear ao mesmo tempo um empreendimento?

Na franquia se compra um sistema de gestão completo. O franqueado é obrigado a seguir todos os padrões estabelecidos pela rede. Já o modelo de licenciamento se compra o direito de usar a marca e vender os serviços e produtos indicados pelo licenciador.

Yuri Amadei de Almeida, especialista em gestão de negócios e gerente de crédito na Lexmark, explicou que “no aspecto contratual, o contrato de franquia é o que rege. É bilateral, ou seja, envolve o franqueador e o franqueado. O franqueador concede licença para o uso da marca, todavia também tem obrigações. Já no contrato de licenciamento não existem obrigações como as do contrato de franquia. Não há transferência de tecnologia, mas sim a obrigação de permitir que o licenciado utilize a marca. O licenciamento é um processo em que o dono da marca autoriza o direito de uso em troca de um pagamento (os royalties). É importante mencionar que a marca licenciada deve estar registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)”.

A matéria completa pode ser conferida em: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/abrir-uma-franquia-ou-um-licenciamento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s