A comunicação é vital entre franqueados e franqueador

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Originalmente publicado no site Mapa das franquias, em 27 de novembro de 2014

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Na ponta do negócio e com contato direto com os clientes o franqueado tem oportunidade maior de ouvir melhor o que eles têm a dizer. Não só pelos produtos ou serviços, mas tudo o que os clientes pensam da marca. Sendo assim, como o franqueado pode transmitir estas ideias para o franqueador? Em reuniões, eventos ou por outros canais a comunicação entre as partes da rede devem ser mantidas. O franqueador deve escutar o que os franqueadores têm a falar, afirmam especialistas.

O professor Leandro Cesar Diniz da Silva, coordenador do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Newton Paiva, explicou que “se olharmos de forma racional, não abrir a comunicação entre quem está diretamente ligado ao cliente pode ser um fato de grande risco para o franqueador. É importante que o franqueador entenda que a abertura de um canal de comunicação deste porte pode atenuar gastos desnecessários bem como direcionar estratégias em função de novos modelos de consumo”.

Dentro deste ideia, José Ventura, gerente de expansão do Grupo Acerte Franchising, disse que a Quality Lavanderia acredita que só com a participação de todos a empresa pode se desenvolver. “Consideramos que este setor só funciona quando o trabalho é feito a quatro mãos, pois franqueado e franqueador precisam além de cumprirem cada um com sua parte, trabalharem em constante sintonia e comunicação. Com isso, o resultado é mais eficaz e enriquecedor”, salientou.

Humberto Siqueira, coordenador de comunicação da Depyl Action, contou que é fundamental a franqueadora escutar os franqueados, já que a empresa deve sempre buscar evoluir. “Temos franqueados dos mais diferentes perfis e, cada um deles, pode ter um start diferente. Uma sacada que possa contribuir com algum processo, uma ação de marketing, uma melhoria na transferência do know-how. Além de se sentirem valorizados, ouvidos. O Conselho (de franqueados) mostra que são valorizados”.

Leia a reportagem completa em: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/a-comunicacao-e-vital-entre-franqueados-e-franqueador

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