Equipes de futebol investem em outros negócios para divulgar suas marcas

Padrão

Futebol move pessoas, vidas, paixões e também os negócios e os clubes estão de olho do mercado de franchising. Matéria foi publicada no site Mapa das franquias em 8 de dezembro de 2014.

print de tela

print de tela

Eles poderiam ter optado por abrir lojas de artigos esportivos voltados para os torcedores, mas eles preferiram investir em outros tipos de negócios para divulgar as marcas de seus times e aumentar o faturamento. Coritiba, do Paraná, investiu em 2009 na estandardização de suas escolas de futebol e criou a Escola Coxa, sendo que em 2012 transformou a marca em rede de franchising. Já o Grêmio, do Rio Grande do Sul, investiu no ramo da alimentação rápida (fast-food) e em setembro deste ano inaugurou a Hamburgueria 1903.

Guilherme Ribas, coordenador da Escola Coxa, explicou que inicialmente o clube buscou, através do projeto Escola, normatizar as escolas de futebol ligadas ao Coritiba. “Neste início de projeto, começamos a trabalhar no formato de licenciamento e buscamos uma padronização de todas as unidades no âmbito visual, logomarca do projeto, placas, banners, linha de uniformes para alunos e professores. Com isso estabelecemos os objetivos do projeto Escola Coxa, sendo o seu principal a formação do cidadão através da pratica do futebol”, disse Ribas. A opção de transformar a marca em franquias veio após três anos, quando a abertura de novas unidades era crescente.

Beto Carvalho, diretor executivo de marketing do Grêmio, falou que antes da abertura da Hamburgueria 1903, realizou-se um estudo no mercadológico que teve como resultado a similaridade entre o público torcedor com o consumidor de fast-food. “O sucesso absoluto que temos desde a abertura da primeira loja comprova o que tínhamos, cientificamente, analisado anteriormente”, externou.

Guilherme relatou que a escolha de transformar a marca em franquia  aconteceu porque isso traz muitas vantagens ao clube. “Pelo fato do futebol ser o esporte mais praticado no Brasil e por ser uma paixão nacional. A vantagem para o Coritiba F.C é a divulgação da marca, conquista de novos torcedores, aumento do quadro associativo e a possibilidade de uma gama maior de atletas a serem observados e avaliados por nossa categoria de base”, salientou o coordenador.

Leia a reportagem completa em: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/equipes-de-futebol-investem-em-outros-negocios-para-divulgar-suas-marcas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s