Fevereiro de 2015: Compra de franquias e investimento no mercado de franchising

Padrão

No segundo mês de 2015 publiquei no site Mapa das franquias reportagens, entrevistas e artigos. Destaco duas: Adquirir uma franquia pelo valor inicial ou pelo faturamento? Ter apoio jurídico antes de assinar o contrato de compra da marca? Confira abaixo parte das reportagens, clique no link indicado no final de cada texto para ler a matéria completa.

Espero que gostem 😉

 

Comparar as marcas pelos valores iniciais ou faturamentos mensais?

Luis Henrique Stockler, sócio-fundador da ba}STOCKLER, falou sobre o que o futuro franqueado deve levar em conta ao escolher a marca de franquia no qual investirá.

LuisHenriqueStockler_Fosco_credito-Christian-Meyn

Dar um novo rumo a careira profissional, decidir abrir o próprio negócio e resolver entrar no ramo das franquias não são escolhas fáceis. Quem quer empreender neste mercado tem muitas dúvidas na hora de escolher marca franqueada. A dúvida de muitos é o que comparar entre as redes: os valores iniciais semelhantes ou faturamentos mensais distintos? O sócio-fundador da ba}STOCKLER, Luis Henrique Stockler, explicou de forma simples como a escolha pode ser feita de maneira segura e eficaz.

Stockler enfatizou que a escolha da franquia não deve ser feita inicialmente pelo investimento, taxas de franquias ou faturamento. Mas sim pela afinidade que o empreendedor tem com a operação. Sendo assim, ele realmente tem que gostar muito do que vai fazer pelos próximos cinco anos no mínimo. “Se ele tiver a certeza de que fez a escolha certa para sua vida ele vai ter muito maior probabilidade de ter sucesso”, contou.

Depois de uma profunda reflexão e a escolha do segmento que quer seguir, o empreendedor pode começar a análise financeira. O sócio-fundador deu a dica: “Primeiro procurando um negócio do tamanho do seu bolso, ou seja, de sua capacidade de investimento, mas respeitando uma simples regra: Nunca investir 100% de seu capital. Minha recomendação é que o investimento não deve ultrapassar a 80% de sua reserva”, e completou, “após ter selecionado pelo menos três diferentes negócios, ele deve começar a comparar todos demais fatores financeiros, sempre em conjunto, faturamento, lucratividade, investimentos na montagem do negócio, taxa de franquias, taxa de marketing e, também, a taxa de royalties. Nada deve ser deixado de lado, ou melhor, tudo o que impacta em investimento e, principalmente, despesas, deve ser considerado”.

Leia a matéria completa clicando aqui!

 

Ter apoio jurídico é essencial para quem pretende abrir uma franquia de maneira segura e tranquila

A advogada Karla Cristina F. Castro falou sobre a importância do empreendedor ter uma consultoria jurídica no momento de entrar no mercado de franchising.

Foto: banco de imagens

Foto: banco de imagens

O empreendedor que pretende entrar no mercado das franquias, já fez a escolha pela marca que quer adquirir e já tem preparação administrativa para tocar o negócio não pode esquecer que abrir uma franquia também envolve questões administrativas. Todo franqueado tem deveres, mas também direitos, e isso deve estar no contrato da compra da franquia. Logo, ter um apoio de um advogado antes do acordo contratual é essencial para quem pretende abrir um negócio com tranquilidade e segurança. A advogada Karla Cristina F. Castro explicou que ter um auxílio jurídico é uma importante etapa para quem busca ter uma empresa de sucesso.

A advogada falou que além do auxílio jurídico, o futuro franqueador deve conhecer a lei que regulamenta o setor de franchising (Lei nº 8.955/94). Porém, Karla destaca que conhecer as normas não basta para quem pretende entrar neste mercado. “Igualmente importante é o futuro franqueado manter-se constantemente informado sobre o setor. A experiência de outros franqueados é um aprendizado muito interessante, pois permite um conjunto de trocas sobre melhoria de atendimento, problemas com consumidores, estratégias de vendas. Por isso, a participação em eventos, feiras, seminários e leituras habituais sobre o varejo e mercado de franchising são muito bem-vindas”, salientou.

Para ela auxílio de um advogado é indispensável no momento da contratação de uma franquia, pois a consultoria jurídica orientará o empreendedor na compreensão do contrato e outros instrumentos específicos do sistema de franchising. Karla explicou o assunto: “A título de exemplo, a cláusula raio estabelecida no contrato de franchising estabelece distâncias mínimas entre as lojas da rede, sua previsão é uma segurança mínima para o futuro franqueado, pois franquias muito próximas poderão afetar de forma significativa o faturamento a ponto de comprometer a viabilidade de seu negócio. Um advogado auxiliará o franqueado nos esclarecimentos das consequências positivas e negativas das disposições contratuais, de modo que o franqueado quando assinar um contrato de franchising terá plena ciência dos riscos e benefícios desta nova empreitada”.

Leia a entrevista completa acessando aqui!

 

Mais matérias de fevereiro Mapa das franquias

* Bancos oferecem linhas de crédito para financiar franquias: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/bancos-oferecem-linhas-de-credito-para-financiar-franquias

* Pensando em comprar uma franquia pronta? www.mapadasfranquias.com.br/noticia/pensando-em-comprar-uma-franquia-pronta

*Verão: época de investir em franquias de vestuário, alimentação e higiene e beleza: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/verao-epoca-de-investir-em-franquias-de-vestuario-alimentacao-e-higiene-e-beleza

* Gigatron cria software para organização de finanças de empresas e famílias: www.mapadasfranquias.com.br/noticia/gigatron-cria-software-para-organizacao-de-financas-de-empresas-e-familias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s