Janeiro de 2015: Mapa das Franquias

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Este ano recorrente começou bem agitado. Além do trabalho de freelancer que realizo para o site Mapa das Franquias, manter o blog Dois Minutos, trabalhei por um mês em uma loja perto da minha casa e isso acabou atrasando muitas das minhas atualizações. Bem, os meses seguintes também foram agitados, logo para manter este blog, que considero meu portfólio, postarei os meus principais trabalhos de acordo com o mês em que foi publicado, separados por subtítulos e e links de direcionamento. Espero a compreensão. =)

Confira as três principais notícias publicadas durante o mês de janeiro.

A taxa de franquia pode ser paga em forma de parcelas?

Banco de imagens

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O pagamento da taxa à vista ou em parcelas é uma decisão do franqueado. Algumas redes de franchising optam pela duas formas, com objetivo de auxiliar o franqueado.

Quem pretende entrar no mercado de franquias além de escolher bem o ramo que pretende seguir, deve ter o cuidado ao escolher a marca. Na hora de pagar a taxa de franquia o empreendedor também deve ter cuidados. O ideal é se informar como a franqueadora cobra a taxa e quais poderão ser as formas de pagamento.

A taxa de abertura de franquia é o valor que a franqueadora cobra do futuro franqueado para a concessão do uso da marca. Este valor pode ser pago no momento da assinatura do contrato e deve ter um valor fixo e único.

Especialistas recomendam que a taxa seja paga à vista, porém muitas franqueadoras, como é o caso da Agência Web4 e do Instituto Embeleze, parcelam o pagamento da taxa. As empresas acabam disponibilizando esta forma de pagamento como forma de auxiliar o franqueado no começo do empreendimento. Leia a matéria completa aqui.

Branding de franquias: o que é?

Presidente da agência Hello Reaserch, Davi Bertoncello, expôs a importância deste conceito de mercado na hora que o franqueador decidir que irá expandir a marca.

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Redes de franchising como a Croasonho e a Acerte Franchising estão em diversos estados brasileiros. Atualmente estas duas empresas citadas tem renda média mensal em suas franquias alta e o retorno de investimento é de até dois anos e meio. Enquanto uma franquia da Croasonho tem a média de lucro mensal de partir de 15%, na rede de lavanderias este rendimento fica entre 25% e 35%. Estas duas marcas expandiram e suas unidades e não perderam a força. Elas investiram no branding de franquias. Davi Bertoncello, presidente da agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research, explicou como o branding é eficaz na hora de estender a rede para outras regiões e falou sobre a importância da pesquisa de mercado a cada decisão que o empresário for tomar. Confira!

Mapa das franquias – Primeiramente, o senhor teria como explicar o que é branding de franquias para os leitores que conhecem pouco ou desconhecem o assunto?

Davi Bertoncello – Branding de franquia é um conceito que une força da masterbrand ou marca-mãe junto de ações loja a loja dos franqueados. Cada franquia possui políticas próprias, algumas são bem restritivas quanto a comunicação do franqueado, enquanto outras permitem aos seus lojistas certa liberdade para estratégia de comunicação. Fato é que o branding nesta área deve respeitar tanto marca mãe, como regionalizações e expertise loja a loja.

Confira a entrevista completa clicando aqui!

O treinamento é essencial para o sucesso de uma franquia

 Samadhi Müller

Samadhi Müller


Para especialista e franqueador as aulas preparatórias antes da abertura do empreendimento são eficazes na manutenção na sobrevivência do negócio.

O bom treinamento da equipe é um importante passo para que a franquia que será aberta seja de sucesso. Este serviço depende unicamente do franqueador e de seus parceiros e a qualidade do que for ensinado deve ser avaliado pelo futuro franqueado antes da assinatura do contrato. Além disso, o bom treinamento do franqueado tem resultado nos objetivos conquistados pelo empreendimento, já que será ele o responsável pela equipe que atuará no dia a dia da franquia e terá contato direto com os clientes.

André Machado, diretor da Compra Store, empresa de padronização de franquias, explicou que o treinamento quando encarado como uma especialização dentro da rede de franchising é uma garantia de que este serviço será bem executado e irá auxiliar o franqueado antes e depois da franquia aberta. O diretor disse que a especialização é muito importante, principalmente para tirar todas as dúvidas existentes sobre os serviços oferecidos pela marca. “Sei que não é fácil em apenas uma semana sanar todas as dúvidas existentes. Mas é de extrema importância que o pós-treinamento seja acompanhando de perto pelo suporte da franqueadora. Ou seja, quando o franqueado volta para a sua cidade, volta com muitas dúvidas. É nesse momento que a empresa deve acompanhar de perto este novo franqueado”, explicou.

A matéria completa pode ser acessada aqui.

Veja o que foi publicado neste mês no Dois Minutos aqui.

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