A importância das universidades no desenvolvimento do esporte

Padrão

bombom matéria universidades e esportes - dois min

~publicada em 10 de junho ~

Existe uma coisa parecida entre as duas equipes finalistas do Brasileiro Feminino, Português e HCP, e outras 15 equipes participantes da Liga Nacional, tanto masculina tanto feminina. Todas contam com apoios de universidades. E estes times não estão sós. No Brasil, assim como em diferentes países, como por exemplo Estados Unidos, Japão, Inglaterra e outros, há equipes universitárias, que disputam importantes competições de nível internacional, como possuem atletas de ponta que fazem parte das seleções brasileiras. O desporto universitário é considerado por especialistas como primordial para o desenvolvimento do esporte olímpico nacional, e o handebol não está fora deste fato.

matéria universidades e esportes - dois min

Na Liga Nacional das 12 equipes participantes pelo feminino oito possuem algum tipo de parceria com universidades. No masculino sete dos 14 times possuem esse tipo de apoio. O quadro revela um problema no Brasil, a falta de incentivo aos clubes por parte dos governos e empresas do setor privado, no qual os times só conseguem sobreviver graças a essas as parcerias.

Rafael dos Santos, assessor do Apahand/UCS (RS) e treinador da Seleção Brasileira de Surdos, explicou o porquê esse fenômeno ocorre. “O governo praticamente largou o esporte nas mãos das universidades no final da década de 1990. Temos como exemplo a UCS, ULBRA, URI Erechim, Unijuí, UPF, dentre outras no nosso Estado (Rio Grande do Sul). Essas universidades tinham equipes de ponta no handebol, futsal, basquete, vôlei, entre outros desportes. Só que em menos de dez anos elas não aguentaram manter seus investimentos, pois o retorno com essas equipes era apenas de mídia. Não foi pensado a longo prazo. Quando elas largaram o esporte, o governo não conseguiu financiar e os clubes também já não possuíam a mesma força, principalmente pela falta de apoio da inciativa privada. Atualmente são poucas universidades que investem no esporte, o estado está quebrado, a união apoia via a lei de incentivo e as prefeituras atuam muito pouco, no estado a exceção é a de Caxias. Se acabar coma lei de incentivo federal, hoje o esporte nacional quebra”.

Para Roberto Machado, treinador das equipes masculina e feminina universitária da Feevale (RS), as universidades desempenham um papel fundamental na preparação dos atletas, principalmente para aqueles que jogavam em times escolares. “As universidades dão a oportunidade de termos de continuidade no esporte. Como o handebol não é profissional para nós ele não proporciona que os talentos jovens possam continuar jogando, e as universidades fomentam esta continuidade”, ressaltou o treinador.

O professor ainda explicou que “hoje em dia qualquer esporte é obrigatório as parcerias entre clubes, escolas (universidades) e prefeituras. Elas são fundamentais para que se possa estruturar o esporte e manter o maior número de praticantes, entusiastas, dirigentes, para que possam surgir novos técnicos e equipes profissionais da modalidade”.

Aos jovens atletas este apoio entre as equipes e as universidades é, sem dúvida, importante para que eles possam dar continuidade na carreira de atleta. Flavia Vidal, goleira da Seleção Brasileira Universitária, da Unisantana e do Taubaté, ressaltou: “as universidades além de nos apoiar a construir a parte acadêmica também nos proporciona participar de competições importantíssimas, que nos abrem diversos caminhos para o nosso crescimento tanto intelectual como também esportivo”.

*Este é apenas um trecho, a reportagem completa pode ser lida em: handebolminuto.wordpress.com/2015/06/10/a-importancia-das-universidades-no-desenvolvimento-do-esporte/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s