Julho de 2015: handebol no Pan-Americano, no Universíade e no Mundial Júnior

Padrão

Julho de 2015 foi intenso para o handebol brasileiro. As duas Seleções Brasileiras principais participaram do Pan-Americano de Desportos, realizado em Toronto no Canadá. Já as Seleções Brasileiras Universitárias foram para a Coréia do Sul tentar uma das medalhas no Universíade de Verão. Aqui no Brasil, mais especificamente Minas Gerais, aconteceu o Campeonato Mundial de Handebol Masculino Júnior. Abaixo algumas das ações que nós do Dois Minutos realizamos para cobrir as três competições internacionais.

Pela primeira vez o handebol do Universíade de Verão

Seleção Brasileira em partida/ Foto: Marcello Zambrana- Fotojump

Seleção Brasileira em partida/ Foto: Marcello Zambrana- Fotojump

O ano de 2015 foi especial para o handebol universitário, já que nesta edição foi a primeira vez que o esporte fez parte do Universíade de Verão, considerado as Olimpíadas dos Desportos Universitários. A expectativa de que para o Brasil viria medalhas era grande, pois as Seleções haviam conquistado o ouro e a prata no Mundial, no feminino e no masculino, realizado no ano passado.

O Universíade 2015 foi realizado na província sul-coreana Gwangju de 2 a 14 de julho, sendo que a festa de abertura foi realizado no dia 3. No handebol as partidas começaram a ser disputadas no dia 6, sendo que no feminino o embate brasileiro foi contra o Chile. No masculino, os brasileiros encararam os suíços.

Não realizamos a cobertura minuto a minuto da competição. Mas no blog houve a cobertura das partidas e crônicas dos jogos. A Seleção Brasileira Feminina ficou com a quinta colocação, já o Brasil Masculino ficou com o sétimo. O título das meninas ficou com a Rússia, e nos meninos ficou com Portugal.

Todo o material poderá ser visualizado clicando aqui.

Universíade 2015 teve Festa de Abertura nesta sexta-feira

universiade

Esta sexta-feira, 3 de julho, teve a festa de abertura do Universíade de Verão, em Gwangju, na Coréia do Sul. Participaram delegações de diferentes países e os atletas demostraram animação. O evento foi realizado no Park Chanho. A torcida lotou o estádio e viu uma belo espetáculo de luzes e cores.

A Seleção Brasileira Feminina chegou hoje a tarde, pelo horário de Brasilia, a cidade coreana. Boa parte da delegação brasileira já está na cidade e participaram da festa de Abertura.

Veja as fotos em: handebolminuto.wordpress.com/2015/07/03/universiade-2015-tem-festa-de-abertura-nesta-sexta-feira/

Pan-Americano #TO2015 com Brasil campeão no masculino e no feminino

Seleção Masculina comemora o título/Foto: CBHb

Seleção Masculina comemora o título/Foto: CBHb

O handebol no Pan-Americano começou no dia 16 de julho, com a partida feminina, entre Brasil e Porto Rico, e se encerrou com a frenética partida entre Brasil e Argentina, pelo masculino, no dia 25 do mesmo mês.

Além das crônicas das partidas no blog, também realizamos a cobertura das partidas das Seleções Brasileiras pelo Twitter/dois_min, através da hashtag #TO2015 e #Toronto2015.

Como não houve transmissão televisiva dos jogos na primeira fase, realizar o minuto a minuto não foi uma tarefa fácil. Não estávamos no Canadá, e sim, em Porto Alegre. A opção para conseguir acompanhar os duelos foi ver de perto as atualizações dos placares, e ficar atentas a tudo que a torcida local e a organização divulgavam nas redes sociais. Foi complicado, mas foi bem bacana de fazer.

Todo o material relacionado ao Pan-Americano de Toronto pode ser visto clicando aqui.

Abaixo trecho da crônica da final feminina BRA x ARG:

BRASIL é PENTA do Pan-Americano #TO2015!

bra e arg

A Seleção Brasileira Feminina é Pentacampeã do Pan-Americano. A Seleção conquistou o ouro na edição #TO2015. Mas não pense que vencer a Argentina, por 25 a 20, foi fácil, porque não foi. As hermanas jogaram muita bola, mas tecnicamente o Brasil foi superior e o resultado vimos no final do jogo. Como o Brasil garantiu a vaga nas Olimpíadas #Rio2016, já que é o País sede, a vaga das Américas ficou com a Argentina.

A Argentina abriu o placar e a vantagem. O Brasil bem que tentava, mas após o segundo gol não conseguia marcar. O ataque era rápido, porém as finalizações não eram bem executadas ou esbarravam na goleira argentina. Enquanto isso, a Argentina aumentava o placar (7-2). Após um tempo técnico, pedido pelo treinador da Seleção Brasileira Morten Soubak, as brasileiras reagiram, superando o principal erro, o buraco na defesa. Deoníse reabriu o placar a favor do Brasil, e assim a Seleção Brasileira voltou a encontrar o gol. Babi fechou o gol, Alexandra Nascimento, Ana Paula e Fernanda foram peças chaves para que o Brasil conseguisse encostar e diminuir a vantagem para apenas um gol (7-8).

As argentinas tinham ao seu favor a raça, e não desistiram. Eram bem postadas na defesa, mas tinham buracos. A arbitragem errou a favor delas, e contra também. O duelo estava se equilibrando. Amanda empatou para o Brasil (8-8), e Mendoça desempatou (8-9). Mas a reação do Brasil não havia parado, pelo contrário, com ações rápidas no ataque, no rebote e no contra-ataque, a Seleção Brasileira conseguiu virar o placar a seu favor, com o gol de Tamires Morena (10-9). Foi quando o gol lá e gol cá, bola na trave e bola defendida aconteceu. Tanto que a partida foi para o intervalo empatada. Placar parcial: BRA 12 x 12 ARG.

Veja mais: handebolminuto.wordpress.com/2015/07/24/brasil-e-penta-do-pan-americano-to2015/

Mundial Júnior: França campeã

Final Dinamarca e França/ Foto: IHF

Final Dinamarca e França/ Foto: IHF

O Mundial Júnior Masculino 2015 aconteceu em Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais, de 19 de julho a 2 de agosto. Depois de muita polêmica envolvendo a competição no Brasil, os dias de jogos foram suficientes para mostrar que mesmo com o prazo apertado era possível fazer uma competição espetacular. A torcida mineira estava de parabéns. Lotaram os ginásios, algo raro de acontecer no País.

Já as partidas foram intensas, com seleções bem preparadas e que mais pareciam equipes adultas. A Seleção Brasileira fez um Mundial bastante equilibrado, sendo qe boa parte do elenco nem tinha idade para estar ali, muitos integram a seleção juvenil. Brasil ficou com o décimo lugar.

Depois de ver nos play-off Qatar e Egito, duas equipes fora do eixo europeu, a final foi bastante previsível: França x Dinamarca, vitória e título dos franceses, por 24 a 26.

A equipe Dois Minutos, composta por Tábata Machado e eu, teve que se virar para conseguir acompanhar todas as partidas do Brasil. Cobrimos os jogos da Seleção Brasileira no minuto a minuto, no Twitter, através da hashtag #MundialJr2015 e #MinasGerais.

As principais notícias e crônicas podem ser vistas aqui.

De virada e no sufoco, Brasil vira e vence o primeiro jogo do Mundial Júnior

Mundial jr

A Seleção Brasileira jogou com a tradicional camiseta amarela, a japonesa com a vermelha. O peso da estreia atrapalhou os jovens brasileiros que erraram muito, perderam no primeiro tempo. Porém, após conversas com o treinador Helinho, de certa maneira algumas broncas, o Brasil melhorou em quadra, durante o segundo tempo, e assim virou o jogo, vencendo o Japão, de virada, no sufoco, por 31 a 30.

O Centro Olímpico de Uberaba estava cheio. A torcida não parava de antar, torcer, vibrar. Vaiavam os japoneses sempre que eles pegavam a bola. Foram o oitavo jogador, importantes para a virada brasileira. Foi bonito de ver. O Brasil começou mal o jogo, errava passes. A ágil seleção japonesa, bem mais tranquila, conseguiu impor o ritmo de jogo, fugia com facilidade da marcação e chegava fácil ao gol. Porém, o Brasil não desistia, tentava acertar os passes e sempre que era possível marcavam gols. No final do primeiro tempo, a diferença a favor do Japão chegou a dois gols, mas antes do intervalo os brasileiros conseguiram diminuí-la para apenas um. Placar parcial: BRA 14 x 15 JAP.

Leia a crônica completa: handebolminuto.wordpress.com/2015/07/19/de-virada-e-no-sufoco-brasil-vira-e-vence-o-primeiro-jogo-do-mundial-junior/

Deixe um comentário