O Canarinho Pistola fez sucesso nas redes sociais e na imprensa também. A mascote das Seleções Brasileiras de Futebol chamou a atenção, tomou lugar das estrelas do futebol e foi destaque em mais de quatro dezenas de reportagens durante a Copa do Mundo Rússia 2018. O Canarinho pautou o jornalismo esportivo, algo que nenhuma outra mascote conseguiu.
O objetivo desse estudo é entender como a mascote foi utilizada pela imprensa, através dos conceitos de especialização midiática e descobrir se as matérias sobre o Canarinho ultrapassaram os da informação e do infoentretenimento, tornando-se entretenimento.
Ano 2 – Parte Final: 2021
APROVADA! MESTRE! VIREI MESTRE! 🥰😆😆😆😆
DISSERTAÇÃO
Um Canarinho como Manchete: Análise sobre jornalismo esportivo e as reportagens sobre a mascote da Seleção Brasileira, Canarinho Pistola
Leia aqui.
Ano 2: 2020
Etapa concluída com louvor! Aprovada na banca de qualificação. Agora é é foco na dissertação! 💪😄 #mestrado #mascotes #jornalismoesportivo #canarinhopistola #estudaqueavidamuda
Linkedin – Artigos
Copa 2018 – Uma Copa do Mundo
A Copa do Mundo 2018, realizada na Rússia, entre os meses de junho e julho, foi pela primeira vez vista por praticamente todo mundo. Nunca antes, tantas pessoas puderam acompanhar os jogos em tempo real como nessa edição do evento futebolístico. A Internet e os meios digitais possibilitaram o aumento de audiência e transformaram para “sempre” o modo de fazer comunicação.
Confira o texto completo aqui.
Seminário Discente PPGCOM/PUCRS
Mascote, futebol e imprensa
Resumo: As mascotes acompanham os humanos desde início das sociedades, no paleolítico. Por milênios, eram símbolos místicos. Mas com a industrialização no final do século XIX esses símbolos agregaram uma nova função: se tornaram representantes de marcas, clubes e empresas. A partir da imprensa, as mascotes ganharam popularidade e no caso dos clubes de futebol, as personagens nasceram nas páginas dos impressos, seja como crônica esportiva seja como charge.
PALAVRAS-CHAVE: jornalismo esportivo; mascotes; jornalismo digital; comunicação.
Leia o resumo expandindo completo aqui.
Ano 1: 2019
Intercom Sul 2019
Um Canarinho na cobertura jornalística da Copa Rússia 2018
RESUMO: Durante a cobertura da Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, uma personagem chamou a atenção. O Canarinho Pistola, mascote da Seleção Brasileira, ganhou destaque na mídia, sendo personagem principal de quatro dezenas de reportagens, no site UOL Esporte. Esse estudo buscará compreender se houve o uso excessivo da mascote por parte da imprensa esportiva, bem como se a mesma foi utilizada como forma de espetacularização da informação.
PALAVRAS-CHAVE: jornalismo esportivo; mascotes; jornalismo digital; canarinho
pistola; comunicação
Leia o artigo completo aqui.
Seminário Discente PPGCOM/PUCRS
Uma mascote na cobertura da copa 2018
RESUMO: O estudo tem como objetivo contar a origem das mascotes na imprensa, através da história e da exploração prévia das reportagens sobre a Copa do Mundo 2018, no UOL Esporte, sobre o Canarinho Pistola. Para tanto será usado a metodologia de análise de conteúdo.
PALAVRAS-CHAVES: comunicação, jornalismo esportivo, canarinho, mascote
Confira o resumo expandindo aqui.
Ludopédio
Um Canarinho na cobertura jornalística da Copa Rússia 2018
RESUMO: Durante a cobertura da Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, uma personagem chamou a atenção. O Canarinho Pistola, mascote da Seleção Brasileira, ganhou destaque na mídia, sendo personagem principal de quatro dezenas de reportagens, no site UOL Esporte. Esse estudo buscará compreender se houve o uso excessivo da mascote por parte da imprensa esportiva, bem como se a mesma foi utilizada como forma de espetacularização da informação.
PALAVRAS-CHAVE: jornalismo esportivo; mascotes; jornalismo digital; canarinho pistola; comunicação.
Leia o artigo aqui.